O CLP é usado para comandar e monitorar máquinas. Diante disso, esse equipamento funciona recebendo informações de sensores e dispositivos, processando dados e controlando atuadores e dispositivos de saída conforme foi programado. Basicamente, o CLP funciona como um sistema de controle sobre processos.
A interface homem-máquina é um software ou componente que é utilizado em ampla escala nas indústrias como forma de facilitar a automação industrial. A IHM permite que o usuário, as máquinas e as plantas de produção se comuniquem de uma forma muito eficiente.
O motor de passo é um tipo de motor que tem a capacidade de converter um sinal de entrada em um ângulo de rotação, com extrema precisão de giro. Na indústria, os motores de passo são utilizados em diversos processos de fabricação computadorizados como, por exemplo, em máquinas de corte a laser, fresadora e router.
Os servomotores são assim chamados pois não giram livremente e de forma contínua, como um motor convencional. Eles obedecem a um comando de parada estabelecido, ou seja, “servem” a uma diretriz. Podem ser definidos, ainda, como dispositivos de controle de posição angular.
Os inversores de frequência são dispositivos elétrico/eletrônicos cuja função é proporcionar um controle mais avançado nos motores, é uma das partidas mais utilizadas na indústria e apresenta inúmeros benefícios tanto ao motor como para economia no consumo de energia.
O controlador de temperatura digital é um equipamento desenvolvido para realizar medições e possibilitar que determinado ambiente atenda às necessidades previstas com relação ao calor ou frio.
Temporizador, relé de tempo ou timer, é o termo utilizado para denominar qualquer relé com a capacidade de realizar operações de chaveamento com manipulação de tempo. Suas principais funções são retardo na energização, retardo na desenergização e geração de pulsos.